Campanha de Vacinação Antirrábica é realizada na zona rural de Davinópolis

Evento ocorreu em ritmo de mutirão; meta é vacinar o maior número de cães e gatos

A Campanha de Vacinação Antirrábica, em cães e gatos, é realizada pela Prefeitura de Davinópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) na zona rural do Município. Evento ocorreu em ritmo de mutirão com objetivo de imunizar o maior número de cães e gatos.

A secretária de Saúde Edilene Sipaúba explica que devem receber a vacinação antirrábica cães e gatos com mais de três meses de vida, exceto aqueles que estejam doentes e no período de gestação ou lactação.

Ela lembra que a raiva é uma doença infecciosa viral, que não tem cura, e é transmitida para o ser humano por meio da saliva de animais, como cães e gatos infectados. Além disso, a secretária orienta que “cães que são mais bravos devem ser levados com coleira e focinheira para facilitar a aplicação da dose”.

“Os tutores de gatos podem levá-los em cobertas ou toalhas. Outra atitude que colabora com a vacinação é quando a pessoa que tem mais contato com o animal fica responsável por levá-lo, pois transmite mais confiança pros pets. Somente vacinando contra a raiva é possível prevenir essa doença”, disse ela.

• 23/09/2022