Davinópolis atinge mais de 94% de cobertura vacinal contra raiva

A doença é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados

A Prefeitura de Davinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) atingiu 94,43 da cobertura vacinal de cães e gatos no município durante a Campanha de Vacinação Antirrábica. Ação é resultado do empenho da equipe de zoonoses e da população que esteve engajada em proteger seus pets e a família do vírus da raiva animal.

A secretária Edilene Sipaúba agradeceu, em nota, o esforço de todos os servidores que trabalharam para cumprir a meta e proteger a comunidade da raiva animal que é uma doença infecciosa viral aguda com letalidade que chega a cem por cento. “Ela é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente através da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura dos animais – cães e gatos”, explica.

O Ministério da Saúde lembra que o período de incubação da doença varia entre as espécies, mas nos seres humanos a média é de 45 dias após a contaminação, podendo ser mais curto em crianças. E que alguns fatores reduzem a incubação, como a carga viral inoculada e a facilidade de o vírus chegar ao cérebro a partir do local do ferimento.

• 20/11/2022 00:30:00
  • DIVULGAÇÃO