Davinópolis realizou caminhada de luta contra a Aids e chama atenção sobre prevenção e o combate ao preconceito

Caminhada de luta contra a Aids chama atenção sobre prevenção e o combate ao preconceitopara despertar na população a consciência da necessidade da prevenção e combate à Aids e, ao mesmo tempo, o respeito às pessoas que convivem com a doença, foi realizada hoje 1º de dezembro, a 1ª Caminhada em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a Aids que é lembrado em todo o mundo, no dia 1º de dezembro. O evento, promovido pelas secretarias de Saúde e Educação, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Direitos Humanos, CMDCA, Escolas Municipal Davi Alves Silva, CIED, Escola Municipal Santa Isabel, da Prefeitura de Davinópolis é o ponto culminante do encerramento do PROJETO SEM SAÚDE NÃO HÁ VIDAS, desenvolvido este semestre, com as escolas da rede municipal de ensino de Davinópolis.

Para o coordenador do projeto, Cicero Sousa, desde a sua implantação na rede municipal, tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica, por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde, articulando os setores de saúde e educação de Davinópolis de forma conjunta.

Segundo articulador do projeto na secretaria de educação Professor Walysson Araújo com o projeto “Espera-se contribuir na redução da infecção pelo HIV/DST no município e com os índices de evasão escolar causada pela gravidez na adolescência (ou juvenil). O projeto desperta a consciência dos jovens para um assunto tão importante e que traz algumas consequências que deixam marcas em suas vidas e busca também, a redução do preconceito ao portador de HIV, assim como a conscientização das formas de prevenção da doença”, disse.

Para o secretário municipal de Educação, Ires Pereira Carvalho ressalta a importância da caminhada, uma ação estratégica de prevenção que visa reduzir a transmissão do vírus HIV e de outras DST na população jovem e adulta e de combater o preconceito. “A caminhada representa muito mais do que um dia para destacarmos sobre as formas de prevenção e combate à Aids. Que possamos também, neste dia refletir sobre os meios de banir o preconceito e reforçar os aspectos de solidariedade e tolerância às pessoas portadoras da doença. E ressalvamos e parabenizamos juntamente com os estudantes, professores e equipe da secretaria de educação neste dia a preocupação do Prefeito Ivanildo Paiva em fortalecer os projetos nas áreas de saúde e educação, e que ao longo da gestão o mesmo não tem medido esforços para que cada dia mais os órgãos e departamentos da prefeitura possam realizar as ações em busca de qualidade de vida, que é uma preocupação constante do prefeito Ivanildo Paiva.”, disse.

A AIDS

A “Síndrome da Imunodeficiência Adquirida”, mais conhecida como Aids, ataca o sistema imunológico, responsável pelas defesas naturais do organismo, deixando o corpo vulnerável a outras doenças e infecções. Ela não tem cura, mas tem tratamento que, se seguido corretamente, aumenta a qualidade de vida do paciente.

Para relembrar o combate à doença, a consciência da necessidade da prevenção, o aumento da compreensão sobre a síndrome e, ao mesmo tempo, reforçar a tolerância e a compaixão às pessoas infectadas, foi criado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, pela Assembleia Mundial de Saúde, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que instituiu a data de 1º de dezembro. A decisão foi tomada em outubro de 1987. No Brasil, a data passou a ser comemorada a partir de 1988, por decisão do Ministro da Saúde.

Há alguns anos, receber o diagnóstico de Aids era uma sentença de morte. Mas, hoje em dia, é possível ser soropositivo e viver com qualidade de vida. Basta tomar os medicamentos indicados e seguir corretamente as recomendações médicas. Saber precocemente da doença é fundamental para aumentar ainda mais a sobrevida da pessoa. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda fazer o teste sempre que passar por alguma situação de risco e usar sempre o preservativo.
  • 04/04/2021
  • divulgação