Secretaria Municipal de Agricultura, SEBRAE e UFMA realizam reunião para apresentação do projeto de processamento de polpa de frutas na manhã desta sexta feira (10/03)

O encontro foi realizado no auditório da SEMED, com a presença do Secretário Municipal de Agricultura João Carlos Dancini, o Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Agricultura José Mendonça, a Docente Daniela Souza, da UFMA, Coordenadora do curso de Engenharia de alimentos/CCSST, a Analista Técnica da Regional de Imperatriz do SEBRAE, Aline Maracaípe, a Extensionista, Engenheira Agrônoma da AGERP, Keila Sousa e toda equipe administrava da Secretaria de Agricultura.

E contou a participação de 30(trinta) produtores não só de polpas, mas de interessados em adquirir conhecimento nesse ramo.

O Secretário de Agricultura, João Carlos destacou "que esse tipo de projeto mostra que, juntos, produtores e os órgãos competentes podem alcançar novas conquistas nas cadeias produtivas agroindustriais. Essa ação faz parte das políticas públicas de incentivo da Gestão Municipal de Davinopolis por meio da Secretaria de Agricultura e em parceria com o SEBRAE e UFMA para impulsionar as cadeias produtivas agroindustriais, principalmente para atender os agricultores familiares, gerando por consequência emprego e renda."

A Analista Técnica do SEBRAE e a Coordenadora do curso de Engenharia de alimentos da UFMA acharam positivo o encontro “Momentos como este com os produtores que desejam empreender neste segmento de produção de frutas é muito importante, pois além do conhecimento adquirido e explorar novas fontes de renda com alimentos que até então são descartados, uma vez que os produtores não tem o conhecimento da quantidade de coisas que podem ser feitas, eles fazem novos contatos para começar a comercializar entre si seus produtos."

O Chefe de Gabinete da Secretaria de Agricultura, José Mendonça complementou: "Na oportunidade vimos uma diversidade enorme de frutas que os produtores possuem, como açaí, cajá, manga, tamarindo, acerola, caju, Maracujá e abacaxi. O que gera expectativa que este pequeno produtor que está apenas começando, após adquirir todo conhecimento necessário e a realização do curso específico para aprender qual o manuseio correto do alimento, possa até mesmo futuramente fornecer as polpas de frutas para programas do governo como Programa Alimenta Brasil(PAB) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)." Finalizou.

• 10/03/2023
  • Decom