Davinópolis participa pela 1º vez do ParaJems-2022 em São Luís

Atletas disputarão nas modalidades atletismo e bocha paralímpica

É a primeira vez na história que Davinópolis envia a São Luís (MA) delegação para participar de competições esportivas no ParaJems-2022 (Jogos Escolares Maranhenses adaptados para portadores de necessidades especiais). A informação foi prestada ontem pelo professor de educação física Wesdeglan Soares, coordenador-geral dos Jogos Escolares de Davinópolis (JEDs-2022).

Ele disse que os alunos-atletas Lázaro Nascimento, da Escola Santa Isabel, e Antônio Rafael, do CIED, disputarão as modalidades atletismo e bocha paralímpica, respectivamente. De acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a modalidade bocha é praticada por atletas com elevado grau de paralisia celebral ou deficiências severas.

Wesdeglan Soares explica que a competição consiste em lançar bolas coloridas o mais perto possível de uma branca (jack ou bolim). Os atletas ficam sentados em cadeiras de rodas e limitados a um espaço demarcado para fazer os arremessos.

“Esses dois atletas especiais disputarão corridas rasas, arremessos e saltos”, pontou. Ele ressaltou ainda que integra a comitiva da delegação os pais dos atletas que necessitam de cuidados especiais e os professores. “Esse é um momento de alegria e de satisfação em vê nossas crianças participando pela primeira vez de competição em nível estadual representando Davinópolis”, disse.

Wesdeglan Soares assinalou que o município dispõe de um departamento de inclusão e que diante dessa primeira experiência a previsão é que no próximo ano participem pelo menos dez alunos-atletas dos ParaJems-2023. 

  • 09/06/2022
  • DIVULGAÇÃO
  • DECOM