Saúde realizará ação itinerante promovida pela UBS Santo Antônio em Davinópolis

Evento é alusivo à Campanha Dezembro Vermelho, de prevenção à AIDS e infecções sexualmente transmissíveis

A Prefeitura de Davinópolis, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) realizará na próxima quinta-feira (15/12), a partir das 6h30, ação itinerante da Unidade Básica de Saúde (UBS) que acontecerá em frente ao supermercado Jotta. Evento é alusivo ao Dezembro Vermelho, campanha de mobilização na luta contra o vírus HIV, a AIDS e outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

A secretária Edilene Sipaúba ressalta que o objetivo é chamar a atenção das pessoas para a prevenção, a assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV. “Nós queremos convidar toda população a participar dessa ação itinerante promovida pela UBS Santo Antônio”, reforça.

Segundo ela, os usuários deverão levar cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) ou CPF (Cadastro de Pessoa Física) para atendimento na mobilização itinerante. Também será oferecido um delicioso café da manhã a todos os presentes na ação do Dezembro Vermelho, em Davinópolis.

SAIBA MAIS

Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (da sigla em inglês HIV). Esse vírus, do tipo retrovírus, ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. O vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

TRANSMISSÃO

Os pacientes soropositivos, que têm ou não Aids, podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

• 12/12/2022
  • DIVULGAÇÃO