Semus realizará palestras de prevenção à dengue para alunos em Davinópolis

Objetivo é combater a proliferação do mosquito Aedes Aegyptyi

Com objetivo de evitar e combater a proliferação do mosquito Aedes Aegyptyi, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizará nesta quarta-feira (30) no colégio Aluísio Azevedo, nos dois turnos, palestras de prevenção e conscientização de alunos.

De acordo com a secretária de Saúde, Edilene Sipaúba, o evento é considerado de suma importância para ampliar a divulgação das ações de combate ao mosquito da Dengue buscando eliminar possíveis focos de proliferação do mosquito em Davinópolis.

Segundo ela, as palestras terão continuidade na quinta-feira, 1º de dezembro, na Escola Municipal Lasaro José, também em dois turnos. O Aedes aegypti transmite ainda a febre amarela.

A pessoa infectada pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo e náuseas. Além disso, o aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução da dengue hemorrágica.

Deve observar ainda que o Aedes aegypti se multiplica quando a fêmea deposita os ovos em focos de água parada. Ressalta-se que a principal maneira de prevenir a doença, é evitar a proliferação, eliminando focos de água armazenada que podem ser tornar possíveis criadouros do mosquito.

• 28/11/2022
  • DIVULGAÇÃO